≡ Menu

Quem Sou

O artista Moafak Dib Helaihel, nasceu na cidade de Baalbeck, no Líbano, em uma família humilde e desde criança já tinha esta paixão pela arte. Na sua juventude conseguia seu próprio sustento como calígrafo. Veio para o Brasil ainda muito jovem e se radicou na  cidade de Curitiba no Paraná. O artista Moafak Dib Helaihel, é calígrafo no idioma árabe, professor, artista plástico e escritor, desenvolve um expressivo trabalho artístico com a caligrafia árabe e artes ornamentais.  Moafak é um dos únicos artistas da calígrafia árabe no Brasil.

Têm participado de exposições nacionais em São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro, Brasília e em Curitiba e exposições internacionais em países árabes. O artista já esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, em um curso no Centro de Caligrafia Árabe e Artes Ornamentais, aperfeiçoando suas técnicas e conhecimentos e em contato constante com alguns dos maiores nomes da caligrafia árabe contemporânea, como os artistas Mohammad Farouk Haddad e Hassan Jalbi. Moafak também ministra cursos de caligrafia árabe.

Como escritor, em seu livro “Caligrafia Árabe”, o primeiro livro em português que aborda instrutivamente a arte da caligrafia árabe, onde conta a história da caligrafia árabe, desde o seu surgimento, até os dias atuais.

As suas criações são inspiradas em versículos do Alcorão, provérbios, nomes, poesias ou simplesmente surge o abstrato.